Houseki no Kuni: Mangá chega ao fim após 12 anos
Durante a edição mais recente da revista Monthly Afternoon no Japão, o capítulo final do mangá “Houseki no Kuni” (Land of the Lustrous), escrito e ilustrado por Haruko Ichikawa, teve sua conclusão anunciada após 12 anos de publicação.
- Anime “My Oni Girl” ganha trailer e imagem promocional
- Animes que foram ‘decepcionantes’ ao assistir novamente
Portanto, desde a sua estreia nas páginas da revista, “Houseki no Kuni” conquistou uma ampla audiência tanto no Japão quanto no exterior, ganhando numerosos seguidores pela sua originalidade e pela sua arte impressionante.

A obra passou por várias suspensões desde a publicação do Capítulo 95 em dezembro de 2020. Após uma pausa prolongada, retomou sua publicação com o Capítulo 96 em junho de 2022, apenas para ser suspensa novamente em diferentes períodos ao longo de vários meses. Rumores sugeriam que as contínuas pausas na obra se deviam ao interesse da autora em jogar PlayStation 5. Curiosamente, no Capítulo 95, o mesmo em que começaram as suspensões, Ichikawa revelou em uma nota de rodapé ter adquirido seu novo console.
Apesar de todas essas suspensões, o comentário da autora neste capítulo final sugere que ela conseguiu terminar a história do mangá exatamente como tinha em mente: “Este é o último capítulo de ‘Houseki no Kuni’. Muito obrigada por estes 12 anos. Foi interessante desenhá-lo e estou feliz por ter conseguido terminá-lo a tempo”.
Além do seu sucesso no mangá, “Houseki no Kuni” foi adaptado para uma aclamada série de anime no Outono de 2017 (Outubro-Dezembro). A adaptação recebeu elogios pela sua magnífica animação pelo Studio Orange e pela sua fiel representação do mundo vibrante e misterioso criado por Ichikawa. Esta série atraiu uma base de fãs ainda mais ampla, consolidando a popularidade e o impacto da obra na comunidade de anime e mangá.
Sinopse:
“Land of the Lustrous” se passa em um futuro distante, onde a Terra foi atingida seis vezes por meteoritos, devastando-a no processo. Toda a terra restante foi reduzida a uma única costa, e quase toda a vida foi destruída. Ao longo de vastos períodos de tempo, uma nova raça de formas de vida conscientes surgiu; jóias imortais que assumem a forma de pessoas. Phosphophyllite (Phos) é fraco (com uma das menores durezas) e considerado inútil por seus pares.
As múltiplas suspensões que o mangá experimentou desde dezembro de 2020 tinham levado os fãs a especular sobre uma possível cancelamento. Por fim não custa mencionar que as chances de uma segunda temporada do anime não deve acontecer.